
O Domingo foi de samba, e o samba me invadiu, me sequestrou e dele só quero me livrar na quarta de cinzas.
O Domingo foi de samba, quadra do Salgueiro, lotada. Foi o dia da feijoada que não foi, mas quem liga? Juninho liga.
E o porteiro dizia: -Mas não tem mais camisa!
No que o Juninho retrucava: - Mas eu não quero camisa, eu quero feijão!
E quem disse que no mundo do samba não tem regras? Tem sim: Sem camisa, sem feijão!
E quem vai discutir com o homem da portaria? É ele quem abre as portas pro samba!
Entramos!
Ahhhhh, o samba! Quem não gosta, como já dizia o poeta, bom sujeito não é! É ruim da cabeça, doente do pé e traz consigo uma pontinha de infelicidade. Porque é no samba que ela mora, a tal da felicidade, estampada no sorriso da mulata, reside bem ali, na ginga da passista, no abanar do leque das senhoras da velha guarda!
No samba, por um segundo seu coração se transforma em bateria, bate no compasso dos tamborins, você faz parte do show.
A quadra do salgueiro é sim um caldeirão, 30 minutos em que o sistema de ventilação parou de funcionar e o caldeirão ferveu! Nunca suei tanto na minha vida, a blusa grudava no corpo, o samba grudava na alma.
E lá ia o amigo do Juninho procurar um lugarzinho mais fresco... Como assim menino? Tá tudo fervendo!
E todo mundo sambava, Marido bebia a cerveja que descia gelada aplacando o calor e relaxando a mente, enquanto no palco começava o show do Diogo Nogueira e no chão começava o show do coral que cantava as músicas como que energizando o artista.
Era chegada a hora da partida, mas não sem antes assistir à entrada triunfal da Banda da Rua do Mercado, uma das mais tradicionais do Rio. E tudo virou um contagiante grito de carnaval, com marchinhas, trenzinhos, pulos, palmas, sorrisos e tudo o mais que há de bom nessa vida!
Da quadra do Salgueiro você sai cansado como nunca, mas numa estranha contradição, com as baterias recarregadas pro resto do ano!
Aqui no Rio o calendário não tem vez, os dias de folia estão marcados em vermelho no mês de março, mas o Fevereiro já é todo carnaval!