segunda-feira, 9 de setembro de 2019

"- Vocês vão ficar aí pra sempre?"


Essa semana milhares de DUAS pessoas me fizeram a pergunta que intitula esse post, então  resolvi escrever sobre, porque se não for pra superlativar a sua importância perante o mundo a leonina nem sai de casa!
Sem fazer ideia do que responder falei que "Pra sempre é tempo demais".
A decisão de ir morar em outro país não é nada fácil, é muito custoso e difícil colocar a vida na mala e dizer adeus pra sua história.
Até chegarmos ao "sim" foram noites em claro, conversando, pensando, concluindo, duvidando, sonhando, chorando...
Era a situação do Brasil e a TREVA POLÍTICA da extrema direita que se abateu sobre nós dizendo -"Vai!" e a saudade da família e dos amigos dizendo "-Fica!", ganhar em Euro dizendo "-Vai!" e o medo de as crianças não se adaptarem dizendo "-Fica!". Foi um carrossel de emoções!
Imigrar é nascer de novo.
Essa coisa de nascer de novo geralmente tem um significado muito bom, pois significa que você escapou por pouco de alguma coisa muito ruim.
Mas se você pudesse fazer uma terapia de regressão pro exato momento em que veio ao mundo e teve que lidar com o novo, o desconhecido e o medo, essa expressão provavelmente teria algum outro significado.
Nascer de novo te abre um leque de infinitas possibilidades boas, ao mesmo tempo que te obriga a reescrever toda uma gama de histórias que vai desde o seu vizinho saber que você é uma pessoa legal e honesta, até a construção de relações de amizade que vão te fazer se sentir melhor na terra nova.
Você tem que dizer pro governo que você e sua família existem, lidar com toda a burocracia de ter que existir de novo perante a lei sem aquela etapa em que os seus pais fazem tudo por você.
Estamos falando aqui de uma historiadora perdendo a paciência com tanto documento e papel, não é pouca coisa não!
Em contrapartida no meio disso tudo há tantas coisas para ver, tantas coisas lindas pra conhecer! Paisagens, lugares, pessoas, História, arquitetura, cultura...
A gente fica extasiado! Parece a família buscapé chegando em Bervely Hills!
Estamos gostando muito, de verdade, mas eu ainda considero que estamos na fase do deslumbre, da lua de mel. Só o tempo dirá...
O tempo que ficaremos depende de muitos fatores, alguns bem concretos como a manutenção do posto de trabalho que nos ofereça condições de viver bem e um tráfico internacional eficiente do meu creme de pentear. Outros bem abstratos como a adaptação à cultura, ao inverno, à escola....
Antes de virmos combinamos fazer uma experiência de um ano letivo (sim, nosso tempo é o tempo das crianças), a partir daí reavaliaremos e decidiremos com mais clareza.
Por ora nosso cantinho está guardado no Brasil, fechadinho, bonitinho, no aguardo das cenas dos próximos capítulos.

Enfim, essa enrolação toda pra dizer que a gente vai  fazer o Zeca e deixar a vida européia nos levar e que pra quem já teve a coragem de vir, a coragem de voltar é fichinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí!

 
Web Statistics