Uma das melhores surpresas que tive ao me mudar pra Portugal foi a escola da Cecília, talvez porque essa também fosse a minha maior preocupação ao chegar aqui.
Adaptar uma criança de 10 anos em uma escola nova nem sempre é fácil, e ela vinha de uma experiência conturbada, saiu do Marista São José na Tijuca no final de 2017 direto pra uma escola em uma cidadezinha do Paraná no início de 2018, uma fase difícil pra caramba, adaptação sofrida, saudades do Rio..
Quando finalmente se acostumou com o Dom Bosco, voltamos pro Rio e no início de 2019 lá foi ela pro Centro Educacional Santa Mônica em Campo Grande, e olha... Não foi fácil... Não fosse pela Ingrid, uma amiguinha linda que ela fez lá, as coisas teriam sido muito piores... Não era o modelo de ensino e acolhimento que ela estava acostumada...
Saiu no meio do ano pra se lançar no Atlântico rumo à Portugal.
Tá explicada a minha preocupação, certo?
Mas aqui eu encontrei uma escola maravilhosa, gente uma escola pública! Às vezes eu tenho que repetir isso em voz alta pra acreditar!
Mas a experiência que relato aqui é de uma escola num dos melhores Concelhos de Portugal, zona central de Lisboa. Digo isso porque há diferenças muito grandes neste país, de uma zona para outra e dependendo de onde você viva, a experiência pode ser completamente diferente.
Vamos lá, com relação aos conteúdos propriamente ditos, eles são bem equiparados aos que são dados no Brasil, mas há matérias, como por exemplo "HGP - História e Geografia de Portugal" que ela teve que cair dentro pra correr atrás do prejuízo, já que é óbvio que não teve essas especificidades histórico geográficas sobre Portugal no Brasil.
Teve que se dedicar muito também à Língua Portuguesa por conta das diferenças de vocabulário e de gramática. Tirou de letra, ela é muito dedicada, mas até pra ela, trocar o "estou fazendo" por "estou a fazer" levou um tempinho. Hahaha
O inglês é levado a sério, são 3 tempos semanais de 45 minutos cada, vejo mais conteúdo e aproveitamento que no curso que pagava no Brasil, por exemplo.
Na grade oficial, além de Ciências Naturais e Matemática, ainda tem Artes Palco (teatro) e Educação musical, o que eu amo porque traz mais criatividade e arte pra vida escolar!
No quinto ano do Santa Mônica ela tinha apenas 2 professoras, no mesmo quinto ano aqui ela tem 1 professor pra cada disciplina que eu citei. Muitas diferenças mesmo!
Ainda nas matérias da grade oficial eles têm: TIC que é dada em laboratório de informática e a Educação artística (ou Artes) aqui se chama EV - Educação visual.
Nessa escola as crianças são o tempo todo provocadas a exercer a independência e o senso de responsabilidade. Há auto avaliações, e em vários momentos são convocados a fazer algo pela escola, que pode ser limpeza do pátio ou da sala por exemplo.
Uma vez por semana tem aula de Cidadania, que é uma assembléia de turma em que eles discutem o andamento das aulas, tomam decisões e resolvem problemas. Eu acho incrível.
A Cecília está em uma escola que tem um método próprio. É como se fosse uma escola modelo, ela passou por um momento de renovação há uns anos quando um diretor a transformou completamente, implantando um novo método no estilo daqueles filmes americanos de superação escolar que a gente cansou de ver na sessão da tarde. Hoje está entre as melhores da região, foi bem difícil pra conseguir essa vaga, eu tive que insistir muito.
Eles fazem um acompanhamento individual dos alunos (a turma dela tem 28, nem é pouco né!?). Quando alguém fica "para trás" tem dificuldade de acompanhar o ritmo, eles intervém: Fazem aulas de reforço, formam grupos de alunos para ajudar ou encaminham para o psicólogo / pedagogo.
As aulas regulares se iniciam às 8:20 da manhã e vão ate às 15:20h quase todos os dias. Após esse horário ela tem vôlei 3 vezes na semana (fora da Ed. Física da grade), Oficina de pintura 2 vezes na semana e faz parte do projeto de voluntariado na biblioteca...
E na escola tem vários outros projetos que a criança vai se encaixando de acordo com o interesse. Muitas opções de desportos, tem até turma de vela ⛵ pois eles têm convênio com a da Marina de Cascais que é próxima daqui.
Aliás, como a gente está em uma zona de litoral, a escola mantém essa conexão com o mar, as crianças finalizaram agora o projeto de uma versão miniatura de barco, ficaram dois meses no projeto. Cada grupo construía um, com madeira e depois foram lançados ao mar na baía de Cascais, uma coisa linda!
Falando das questões mais práticas: Cada criança tem um cartão e nós temos que recarregar esse cartão com dinheiro para eles gastarem na escola, pois as compras lá dentro são feitas com o saldo que as crianças têm no cartão. Isso serve pra cantina, papelaria e pro refeitório.
O almoço é pago, cerca de 1 euro e meio por dia e a criança come: 1 sopa, prato principal e sobremesa. E tem a lanchonete se quiser comprar algo fora do horário de almoço.
A estrutura da escola é ótima, me lembra uma universidade particular dessas que tem no Rio, bem prática e funcional, só que em proporções menores. Lá tem o ciclo básico (a partir do 5° ano) e vai até o Secundário.
No secundário aqui os jovens tem a responsabilidade de conseguir acumular pontos para as universidades, ou seja, se você teve um Secundário ruim provavelmente não vai para a melhor universidade...
Os professores são todos portugueses, no início ela teve dificuldade com o idioma, que apesar de ser "o mesmo" é MUITO diferente quando a gente chega, mas agora já está totalmente adaptada.
Eles são rígidos, os portugueses são diretos e meio secos mesmo... Mas fora essa questão que é cultural, eles são boa gente! Algumas professoras já ganharam seu coração!
Todos os funcionários estão SEMPRE dispostos a ajudar quando a gente chega na escola. Aliás eu percebo isso nos hospitais também.
Cada turma tem um DT - Diretor de turma. Eles escolhem um dos professores da grade e ele/a fica responsável pela turma. Qualquer problema que os pais tenham, tem que marcar com ela e é ela quem envia aos pais qualquer recado ou reclamação que os outros professores tiverem. Há uma lista de emails para essa comunicação.
Nós resolvemos praticamente tudo online no site da escola, pois é tudo informatizado. (Ver notas, justificar faltas, marcar e ver reuniões, no site temos acesso ao que é dado diariamente em cada disciplina, vemos saldo do cartão, marcamos as refeições da semana...)
É muita tecnologia no lance!
Vou finalizar falando que ela foi muito bem acolhida pelos amiguinhos de turma, as criancas são adoráveis!
Tem dia que eu tenho que ligar e brigar pra Cecilia voltar pra casa. Parece que ela gosta mesmo da escola portuguesa! hahaha
Tem dia que eu tenho que ligar e brigar pra Cecilia voltar pra casa. Parece que ela gosta mesmo da escola portuguesa! hahaha